Soluções

Orçamento

Solicite agora mesmo um orçamento conosco, entraremos em contato o mais breve possivel

O oxicorte é uma técnica muito utilizada para o corte de objetos metálicos. Esse método consiste na ruptura do material através da erosão térmica, em que o objeto metálico, após ser aquecido, é submetido a um jato de oxigênio, causando sua oxidação.

Vários gases combustíveis podem ser usados na mistura com o oxigênio: acetileno, hidrogênio, butano, propano, gás liquefeito de petróleo (GLP), acetileno, etc.

Os gases combustíveis têm a função de produzir chamas para os maçaricos, que são responsáveis pelo aquecimento dos metais.

O maçarico utilizado no oxicorte mistura o gás combustível com o oxigênio, sendo regulado para fornecer a proporção adequada de chama. Os gases são armazenados em cilindros, devendo ser utilizados rapidamente.

Esse método é empregado no corte preciso de materiais metálicos, sendo muito comum no setor industrial, visto que ele aumenta a produtividade, diminui o tempo gasto na produção e corta de forma padronizada.

O oxicorte pode ser realizado de forma automática ou manual. Esse procedimento exige conhecimento do operador, que deve passar por treinamento. Outro aspecto muito importante é com relação aos cuidados para evitar possíveis acidentes, pois os materiais são altamente inflamáveis. Também é necessário utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): óculos de proteção, protetor auricular, luvas, aventais, perneiras, etc.